"O meu ensino não é meu, e, sim, daquele que me enviou" Jo 7:16.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

ESCOLA BÍBLICA - PARTE I


I - A HISTÓRIA DA ESCOLA BÍBLICA

A Escola Bíblica tal como a temos hoje é uma instituição moderna, mas tem suas raízes aprofundadas na antiguidade do Velho Testamento, nas prescrições dadas por Deus aos patriarcas e ao povo de Israel. A Escola, como a temos hoje não havia então, mas havia o princípio fundamental – o do ensino bíblico determinado por Deus aos fiéis e aos estranhos ao seu redor. Sempre pesou sobre o povo de Deus a responsabilidade de ensinar a lei divina.
Como se desenvolveu a instrução religiosa nos tempos bíblicos e nos tempos modernos:

1 – Nos dias de Moisés

Eram os próprios pais os responsáveis pelo ensino da revelação divina no lar. O lar era uma escola onde os filhos aprendiam a temer e amar a Deus (Dt 6:7 / 11 : 18 , 19). Havia também reuniões públicas de que participavam homens, mulheres e crianças, aprendendo a lei divina Dt 31 : 12 , 13).

2 – Na Época dos Sacerdotes, Reis e Profetas de Israel


Os sacerdotes, além do culto divino, tinham o encargo do ensino da Lei (Dt 24 : 8 / I Sm 12 : 23 / II Cr 15 : 3 / Jr 18 : 18). Os sacerdotes eram intermediários entre o povo e Deus, assim como os profetas eram intermediários entre Deus e o povo.Os reis de Judá, quando tementes a Deus aliavam-se aos sacerdotes no ensino.Ex.: Josafá que enviou líderes levitas e sacerdotes por toda a terra de Judá para ensinarem ao povo a Lei do Senhor (II Cr 17 : 7 – 9).

3 – Durante o Cativeiro Babilônico

Os judeus no exílio, longe do seu grandioso templo em Jerusalén, instituíram as sinagogas, que eram usadas como escola bíblica.
Na sinagoga a criança recebia instrução religiosa dos 5 aos 10 anos; dos 10 aos 15 anos, continuava a instrução religiosa agora com o auxílio dos comentários e tradições dos rabinos. Aos sábados, a principal reunião era pela manhã, incluindo jovens e adultos.

4 – Após o Cativeiro

Nos dias de Esdras e Neemias o povo voltou do cativeiro e um grande avivamento espiritual teve lugar entre os israelitas. Esse despertamento teve origem numa intensa disseminação da Palavra de Deus e um forte ministério de ensino bíblico.

Neemias capítulo 8 => Relato de como era a escola bíblica popular, ou como chamamos hoje: Escola Bíblica.

► Superintendente => Esdras - Ne 8 : 2

► Livro Texto => Bíblia - Ne 8 : 3

► Alunos => Homens, mulheres e crianças - Ne 3 : 12 , 43

► 13 Auxiliares na Direção - Ne 8 : 4

► 13 Professores ministrando o Ensino - Ne 8 : 7 , 8

► Horário => Da manhã ao meio dia - Ne 8 : 3

► Os Professores liam e Explicavam - Ne 8 : 8

O resultado desse movimento de ensino da Palavra está no capítulo 9 de Neemias => Operação do Espírito Santo em profundidade no meio do povo.


5 – Nos Dias de Jesus

► Jesus foi o grande Mestre, glorificando assim a missão de ensinar. Grande parte do ministério de Jesus foi ocupado com o ensino (Mt 4: 23 / 9: 35 / Lc 20: 1). Sua última comissão à Igreja foi: “Ide e ensinai” (Mt 28 : 19 , 20).
Jesus pelo ensino edificava a fé dos que criam.

► Seus apóstolos também ensinavam => Mc 30b / At 5 : 21


6 – Nos Dias da Igreja Primitiva

Após a ascensão do Senhor, os apóstolos e discípulos continuavam a ensinar. A Igreja dos dias primitivos dava muita importância a esse ministério (At 5: 41,42).

Paulo e Barnabé => Ensinaram em:

► Igreja em Antioquia => 1 ano (At 11 : 26)

► Éfeso => 3 anos (At 20 : 20 , 31)

►Corinto => 1 ano e 6 meses (At 18 : 11)

► Seus últimos dias em Roma => (At 28 : 31)


7 – Na Igreja Hoje





A Igreja enfrenta hoje problemas sociais, morais e espirituais. A solução para esses males que tanto preocupam o governo e as autoridades em geral está na regeneração espiritual encontrada na Palavra de Deus, através da Escola Bíblica.

2 comentários:

  1. Oi Sandra

    O estudo bíblico é de grande utilidade para quem deseja saber como melhor ministrar a Palavra em dias tão escassos desse compromisso.

    Deis te abençoe!

    Marcinho

    ResponderExcluir
  2. oi Sandra! Muito bom esse estudo! continue edificando na palavra.Deus te abençoe.
    Um Abraço
    Graça

    ResponderExcluir